A importância da moda inclusiva


O design de moda sempre tem novos nichos de mercado e desafios a atender. Um deles é o mercado de roupa adaptável para deficientes físicos. Isso porque também faz parte de dar mais inclusão que produtos e serviços atendam bem essas pessoas, assim como todas as outras.

A dificuldade em roupas compradas em lojas, muitas vezes é o desconforto de uso, ou alguma adaptação que precisa ser feita em costureira — o que também aumenta um pouco o gasto do consumidor com o produto.

Com foco em mostrar a importância da moda adaptável, Nova Iorque, um dos maiores centros de moda do mundo, sediou no dia 5 de setembro um desfile de moda com modelos portadoras de diferentes deficiências, realizado pela organização Runway of Dreams.

Saiba mais sobre essa organização e a importância de mais roupas adaptáveis para PCD.


Entenda a Runway of Dreams

Mindy Scheier é uma designer de moda e mãe. Um de seus filhos possui distrofia muscular, e a designer se viu dentro da dificuldade de conseguir roupas adaptadas, modernas e confortáveis e fundou a Runway of Dreams em 2014, uma organização sem fins lucrativos que visa mais inclusão de pessoas com diferentes deficiências no mercado de trabalho e no consumo de moda.

Desde então, a organização reúne pesquisas, estudos, desenvolvimento e suporte para que marcas tenham linhas com roupa adaptável às pessoas com deficiência, para que estas tenham mais confiança, bem-estar e autoestima.


Saiba por que o desfile é importante

Nova Iorque é um dos mais consumistas mercados do mundo, tem uma grande concentração de marcas e pessoas, e é um importante centro financeiro. Também tem uma grande concentração de marcas de roupas e acessórios e uma das Semanas de Moda (New York Fashion Week) mais vistas do mundo.

No desfile, todos os modelos têm algum tipo de deficiência — incluindo o apresentador, o ator que participou da série Breaking Bad, RJ Mitte, que sofre de paralisia cerebral. É a união de representatividade, ativismo e demonstração de novas peças e tendência de moda inclusiva.


Conheça o mercado de roupa adaptável

No Brasil, já existe o mercado de roupas adaptáveis, que são exclusivas para pessoas com necessidades especiais. Porém, esse nicho de mercado ainda é pequeno, considerando a vastidão de lojas onde essas peças não estão à disposição.

Uma série de outras dificuldades devem ser superadas para tornar esse mercado de moda inclusiva maior, mais acessível à maioria das PCD. Por isso a união de moda e tecnologia pode ser fundamental para ampliar os processos de produção. E, para isso, a visibilidade maior (como no caso do desfile) é essencial.

Em seu discurso de abertura do desfile da Runway of Dreams, Mindy Scheier explicou bem o motivo de apresentar marcas que se dispõem a ter linhas de inclusão de roupa adaptável: “todas as pessoas devem se sentir tão bem e confortável dentro de uma roupa como eu me sinto”.

Quanto mais marcas e produtos que atendam às novas demandas de PCD ganham atenção, maior a chance de aumentar o número de consumidores satisfeitos, que não precisarão mais fazer tantas adaptações.

0 visualização

Se você ou alguém próximo precisa de uma prótese ou órtese, deixe sua mensagem abaixo que nosso time de suporte entrará em contato para ajudá-lo.

contato@printdreams3d.com

+55 (19) 99398.9975

© 2019 Todos os direitos reservados - PrintDreams3D

  • Facebook ícone social
  • Instagram