A importância da moda inclusiva

O design de moda sempre tem novos nichos de mercado e desafios a atender. Um deles é o mercado de roupa adaptável para deficientes físicos. Isso porque também faz parte de dar mais inclusão que produtos e serviços atendam bem essas pessoas, assim como todas as outras.
A dificuldade em roupas compradas em lojas, muitas vezes é o desconforto de uso, ou alguma adaptação que precisa ser feita em costureira — o que também aumenta um pouco o gasto do consumidor com o produto.
Com foco em mostrar a importância da moda adaptável, Nova Iorque, um dos maiores centros de moda do mundo, sediou no dia 5 de setembro um desfile de moda com modelos portadoras de diferentes deficiências, realizado pela organização Runway of Dreams.
Saiba mais sobre essa organização e a importância de mais roupas adaptáveis para PCD.
Entenda a Runway of Dreams
Mindy Scheier é uma designer de moda e mãe. Um de seus filhos possui distrofia muscular, e a designer se viu dentro da dificuldade de conseguir roupas adaptadas, modernas e confortáveis e fundou a Runway of Dreams em 2014, uma organização sem fins lucrativos que visa mais inclusão de pessoas com diferentes deficiências no mercado de trabalho e no consumo de moda.
Desde então, a organização reúne pesquisas, estudos, desenvolvimento e suporte para que marcas tenham linhas com roupa adaptável às pessoas com deficiência, para que estas tenham mais confiança, bem-estar e autoestima.
Saiba por que o desfile é importante
Nova Iorque é um dos mais consumistas mercados do mundo, tem uma grande concentração de marcas e pessoas, e é um importante centro financeiro. Também tem uma grande concentração de marcas de roupas e acessórios e uma das Semanas de Moda (New York Fashion Week) mais vistas do mundo.
No desfile, todos os modelos têm algum tipo de deficiência — incluindo o apresentador, o ator que participou da série Breaking Bad, RJ Mitte, que sofre de paralisia cerebral. É a uni